Na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, o Dr. Drauzio Varella publicou em seu blog uma nota de esclarecimento sobre uma suposta ligação entre a mamografia e o aumento do câncer de tireoide.
Em um mês tão importante para prevenção sobre o câncer de mama, não nos deixemos enganar com falsas informações.
Mulher informada, mulher prevenida.
Leia esclarecimento:
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma moça alega que o dr. Drauzio Varella teria gravado um programa de TV em que afirmaria que o câncer de tireoide tem aumentado entre as mulheres por causa do excesso de radiação a que elas estariam expostas durante os exames de mamografia e radiografias odontológicas.
A mesma mulher critica os médicos por não oferecerem o protetor detireoide durante os exames, o que ofereceria grave risco à saúde.
O conteúdo do vídeo não é verdadeiro. O boato surgiu há alguns anos, possivelmente nos Estados Unidos, mas ganhou repercussão graças ao vídeo, que logo viralizou pelo aplicativo Whatsapp.
“Nunca gravei nenhum programa afirmando que a mamografia causa câncer de tireoide. Esse tipo de afirmação confunde a população e é um desserviço”, diz o dr. Drauzio Varella.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), há de fato um aumento no número de casos de câncer de tireoide, provavelmente devido ao número excessivo de ultrassons que detectam o tumor.
“Esses exames detectam nódulos que talvez nem fossem se manifestar”, afirma o médico.
Os nódulos benignos e os cânceres de tireoide de fato ocorrem com mais frequência em mulheres, ainda segundo o INCA, muito provavelmente devido a questões hormonais.
Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a dose de radiação para a tireoide durante um exame de mamografia é muito baixa e não apresenta risco à saúde.
A Comissão Nacional de Mamografia, formada por diversas entidades médicas, divulgou nota no ano passado afirmando que o exame é seguro e que o protetor de chumbo usado para proteger a tireoide tem um efeito psicológico, portanto seu uso não é obrigatório e ele só deve ser oferecido quando solicitado pela paciente.
A Comissão, inclusive, não recomenda o uso do protetor, pois ele “pode interferir no posicionamento da mama” e atrapalhar o exame.
https://drauziovarella.com.br/cancer/mamografia-e-cancer-de-tireoide/. Publicado em 10/10/2016.