Facebook Clínica Sul Mineira Instagram Clínica Sul Mineira
Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h | Sábado das 8h às 12h       Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151 - Morro Chic | Itajubá - MG       Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Clínica Sul Mineira
 
 
 

Notícias

 

Fevereiro Roxo e Laranja: campanha combate 4 doenças graves

Todos os meses do ano têm uma cor para chamar de sua. Isso porque intenção é promover a conscientização da população sobre doenças que afetam a saúde público. No caso da campanha Fevereiro Roxo e Laranja, quatro doenças entram em foco: lúpus, alzheimer, fibromialgia e leucemia. Aliás, todas essas são condições graves que merecem a devida atenção.

A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia. O Ministério da Saúde destaca que essas são condições que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas delas não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.

Saiba mais sobre cada uma das doenças do Fevereiro Roxo e Laranja a seguir:

Lúpus

O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. No entanto, os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, pois afeta aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Ainda segundo a pasta, os principais sintomas do Lúpus são:

Além dissso, em casos menos frequentes pode ocorrer ainda inflamações no cérebro. Esse sintoma, aliás, causa convulsões, alterações do comportamento (psicose) ou do nível de consciência e até queixas sugestivas de comprometimento de nervos periféricos.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, a condição também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. 

O Alzheimer é a causa mais comum de demência no mundo. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Conforme o Ministério da Saúde, os sintomas do Alzheimer incluem:

Leucemia

O Ministério da Saúde define a Leucemia como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Esse é um dos tipos de câncer mais perigosos que tem. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos.

Os sintomas da Leucemia incluem:

Além disso, o paciente pode apresentar ânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e nos ossos. 

Fonte: Ministério da Saúde.

(Matéria original em:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/doencas-e-tratamentos/fevereiro-roxo-e-laranja-campanha-combate-4-doencas-graves,82fe52085bb37f013c2e0c3905fee9d7i8p732b4.html)


Voltar
Powered by Embed Google Maps & https://skipborules.com/
 
Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151
Morro Chic | Itajubá - MG
 
Endereço Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h
Sábado das 8h às 12h
 
Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Receba informações em seu e-mail.
 
© 2024 Clínica SulMineira Tomossul - Todos os Direitos Reservados
Support Informática LTDA