Logotipo da Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica de Diagnóstico por Imagem

Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?

Apesar de ter sido adotada por muitas pessoas, elas não são necessárias para a população em geral no atual estágio da epidemia, segundo especialistas!

Apesar de muita gente ter passado a usar máscaras para se tentar se prevenir do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, especialistas dizem que o uso delas não é necessário para a população em geral no atual estágio da epidemia.

?A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)é que somente as pessoas que estão doentes usem máscaras, como afirmou a epidemiologista Maria van Kerkhove, líder técnica de programas de emergência da entidade, ao G1.

"A orientação da OMS é que as pessoas usem máscaras se elas mesmas estiverem doentes, se tiverem sintomas respiratórios. E o motivo para isso é que elas evitem a transmissão para outra pessoa, não para evitar que elas mesmas se infectem", explicou van Kerkhove.

Para Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), máscaras são recomendadas "só para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal".

Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da SBI, afirma: "O uso de máscaras é recomendado para profissionais de saúde e pacientes infectados que circulam em ambientes públicos ou hospitalares".

A recomendação para quem usa a máscara é usá-la bem justa ao rosto, sem vãos laterais que permitam a circulação de gotículas que possam estar contaminadas.

(Fonte: G1/Bem Estar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejas outras publicações

Tudo comunica, mesmo sem palavras, que o paciente é visto como alguém único, não apenas como um prontuário ou uma queixa.
As vantagens desse exame são numerosas. O procedimento é capaz de detectar obstruções nas artérias antes que sintomas graves se manifestem, permitindo intervenções precoces.
No próximo dia 18 de junho, celebramos uma data dedicada a informar e alertar a população sobre essa doença.