Logotipo da Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica de Diagnóstico por Imagem

Você sabia que muitos exames de sangue não precisam de jejum para serem realizados?

No Brasil, é cultural que os laboratórios estejam mais cheios no período da manhã, já que a maioria das pessoas acreditam que o jejum é obrigatório para os exames de sangue. Mas, você sabia que muitos exames não precisam de jejum para serem utilizados? De acordo com matéria publicada na revista REVIDE, estudos recentes indicam que o consumo de alimentos antes da realização dos exames, desde que habituais, causam baixa ou nenhuma interferência nas análises.

De acordo com a normatização atual, a flexibilização do jejum evita que o paciente diabético, por exemplo, corra o risco de uma hipoglicemia por conta do jejum prolongado. Outro benefício decorrente da flexibilização é a otimização do fluxo de coleta, com mais horários disponíveis para atendimento. São poucos os exames que necessitam de jejum hoje, e geralmente estão relacionadas à glicemia. Os demais exames podem ser realizados sem jejum ou de acordo com a solicitação médica.

Entre os exames que não necessitam de jejum estão: hemograma, exames relacionados a função tireoidiana, entre outros, não exigem que o paciente fique durante um longo período sem comer para realizar a coleta. Os únicos exames que necessitam de jejum, são: Peptídeo C, Glicemia, Curvas Glicêmicas, Curvas Insulinêmicas, Tolerância à Lactose, Tolerância à Glicose, Absorção de xilose. Se seu exame não é nenhum desses, não há necessidade de jejum para realizá-lo.

(Fonte: Revista REVIDE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejas outras publicações

Todos os meses do ano têm uma cor para chamar de sua. Isso porque intenção é promover a conscientização da

Angiotomografia de Coronárias é um exame rápido e não invasivo que utiliza a tomografia computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mundialmente, cerca de 600 milhões de pessoas adoecem por conta de intoxicação alimentar