Logotipo da Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica Sul Mineira Tomosul

Clínica de Diagnóstico por Imagem

Dia mundial de luta contra Aids

O Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram nesta terça-feira (29) a campanha “Nós Podemos Construir um Futuro sem Aids”. A intenção é marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento.A ação tem como objetivo disseminar informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento na comunidade católica. A campanha terá o apoio de 11 mil paróquias em todo o PaísNo fim do mês de agosto, o Ministério da Saúde (MS) liberou mais de 5 milhões de reais para 26 projetos de 25 organizações da sociedade civil ligadas à prevenção e assistência a pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids. O objetivo é fortalecer ações conjuntas e ampliar medidas que contribuam para a vigilância, prevenção e o controle das infecções sexualmente transmissíveis (IST). CASOS DE AIDS – A epidemia da doença no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. Desde o início da epidemia de Aids no Brasil – em 1980 –, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos. A epidemia tem se concentrado, principalmente, entre populações vulneráveis e os mais jovens. Em 2004, a taxa de detecção entre jovens – de 15 a 24 anos – era de 9,5 casos a cada 100 mil habitantes, o que equivale a cerca de 3,4 mil casos. Já em 2014, esse número foi de 4,6 mil casos, representando um taxa de detecção de 13,4 casos por 100 mil habitantes, um aumento de 41% na taxa de detecção nessa população. PrevençãoPara evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível.Fonte:https://portalsaude.saude.gov.braids.gov.BRBrasil.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vejas outras publicações

O câncer de mama é mais frequente em mulheres acima dos 50 anos, especialmente entre os 50 e 69, onde fica concentrada quase metade dos casos. No entanto, um número
O Sequoia oferece imagens de altíssima qualidade e diagnósticos ainda mais precisos, mesmo em casos complexos.
Exame poderá ser feito sob demanda mesmo sem sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde. Medida visa ampliar detecção precoce do câncer de mama.